Estação de Tratamento de Esgoto Una, em Belém, tem cerca de 70% da obra concluída
Governo do Pará avança com a obra da ETE Una para o atendimento de aproximadamente 90 mil habitantes da capital paraense
Publicado em: 08/09/2021Autor: Por Tayná Horiguchi (COSANPA)

08/09/2021 14h13 - Atualizada em 08/09/2021 14h20
A obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Una, em Belém, do Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), segue em andamento para ampliar o serviço de esgotamento sanitário na capital do estado. Até o momento, 69,71% dos serviços foram concluídos, no empreendimento que atenderá cerca de 90 mil habitantes e terá capacidade de tratar 475 litros de esgoto por segundo.
“Estamos trabalhando na área do tratamento biológico com a implantação do reator UASB (Ufplow Anaerobic Sludge Blanket), com execução de 98% da estrutura de concreto e 90% da montagem dos equipamentos hidromecânicos. Na área do tratamento fisicoquímico, cerca de 90% da estrutura de concreto já está pronta e foram concluídos os dois tanques de cloreto férrico, sistema de flotação e raspagem de lodo, sistema de inertização de logo, peneira rotativa e sistema de queima de biogás, o que corresponde a 80% do total previsto para esta área”, explicou o engenheiro Armando Machado.
A obra ficou com o projeto parado durante cinco anos e foi retomada pela nova gestão estadual em novembro de 2019. A primeira etapa da Estação de Tratamento de Esgoto Una é uma obra muito importante para a capital.
Serão implantadas unidades de tratamento preliminar com gradeamento, peneira e caixa de areia; reator anaeróbio UASB – da sigla em inglês, Ufplow Anaerobic Sludge Blanket, tecnologia utilizada para tratamento biológico de esgoto para decomposição anaeróbica da matéria orgânica; câmaras para tratamento físico-químico e desinfecção do efluente. Está prevista a implantação de outro reator futuramente, na segunda etapa, para ampliar a Estação e atender à vazão final da unidade.
TRATAMENTO
O investimento de mais de R$ 84 milhões no empreendimento garantirá o devido tratamento sanitário de esgotos das áreas centrais de Belém. A previsão é de que a obra seja concluída no segundo semestre de 2022.